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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Evolução do Mazda6/626 - parte 1

O Mazda6 que irá ser brevemente lançado em Portugal é descendente de uma já longa sucessão de veículos da Mazda que começou por se chamar 626 no estrangeiro e Capella no Japão.

Antes do primeiro 626 a Mazda teve no mesmo segmento o Capella 1600 surgido em 1970 com restyle em 1973. Deste Capella foi criada a versão com motor rotativo RX-2.

Mazda Capella 1600 de 1973

A primeira versão do Mazda 626 surge em 1978 (serie CB). Tinha versões de 2 ou 4 portas e todas vinham equipadas com motor 2.0L e tracção traseira.

Mazda 626 CB

Há precisamente 30 anos (setembro de 82) surge a geração GC. Esta mudança na designação da serie revela já uma grande mudança: a passagem do 626 a tracção dianteira. Para a Europa veio o 1.6L embora já houvesse disponível um motor 2.0 diesel não turbinado. Também não disponível na Europa houve uma versão 2.0 Turbo designada GT.

Mazda 626 GC

A versão GD surge em 1987 com carroçarias de 2, 4, 5 portas e pela primeira vez uma carrinha (que vai ter ao longo do tempo a designação GV). A versão de 2 portas começou a ser designada nos EUA de MX-6 e corresponde à sua primeira geração. Há portanto dois modelos iguais com nomes diferentes conforme tenham sido produzidos no Japão ou América. Foi também nesta geração que surgiu o 4 Wheel Steering ou seja as quatro rodas direccionais.

Mazda 626 GD

Em 1993 é lançada a versão do 626 com a plataforma GE. Excepcionalmente o 626 GE não corresponde ao Capella mas sim ao Mazda Cronos Japonês. Isto porque no Japão existiram os dois (Capella e Cronos) em simultâneo tendo o Capella usado uma nova plataforma (plataforma CG). Esta nova plataforma também foi aplicada ao Mazda Lantis/323F (plataforma CB) e ao Xedos6/Eunos500 (plataforma CA). No entanto para o estrangeiro o 626 continuou a evolução da plataforma G com versões de 4 e 5 portas. Na Europa o motor era um 1800cc mas existiram versões bem mais potentes com motor 2.0L e 2.5L V6.

Mazda 626 GE

Em 1997 nasce a ultima geração do 626 voltando a ser utilizada apenas uma plataforma, a GF. Disponível em 4 e 5 portas começou a ser possível adquirir uma motorização 2.0L diesel na Europa. A versão carrinha passou da versão GV para a GW e nalguns casos permitia uma terceira fila de bancos na bagageira.

Mazda 626 GF

Mazda 626 GF versão americana

Em 1999 dá-se um restyle à versão GF mais notado ao nível da grelha frontal aproximando-a do Mazda6 que lhe vai suceder. Uma ultima referência ao concept 626 MPS apresentado em Genebra no Salão do ano 2000 equipado com motor V6 2.5L e 280cv.

Mazda 626 de 1999

Mazda 626 MPS

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