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sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Evolução do Mazda6/626 - parte 2

A designação 626 deu origem em 2002 ao nome simplificado de Mazda6 e no Japão Mazda Atenza. Foi com este modelo que a Mazda introduziu o lema zoom-zoom lançando um automóvel com design mais dinâmico e com mais feeling de condução.

A plataforma da primeira geração do Mazda6 foi a mesma do 626 mas na sua versão GG e as linhas exteriores apesar de serem uma evolução do mesmo foram muito melhor aceites em termos de vendas. As motorizações eram o 1.8L e 2.0L a gasolina mas o sucesso europeu deveu-se ao diesel MZR-CD 2.0L disponivel com 120 e 136cv (ambos 100% Mazda). As unidades produzidas nos EUA contavam ainda com um 3.0L a gasolina.

Mazda6 GG

Mazda6 GG modelo americano

Em 2005 saiu um restyle deste modelo com diferenças de pormenor e com uma alteração nas potências disponíveis para o 2.0L diesel que passavam a ser de 120 e 143cv. Na mesma altura apareceu o 6MPS também conhecido por Mazdaspeed6. Esta versão desportiva tinha tração integral e o motor 2.3L DISI Turbo com variadas potências conforme os mercados mas sempre acima dos 250cv.

Mazda6 GG facelift


Mazda6 MPS

Em 2007 é apresentada a segunda geração do Mazda6 com designação GH. De estilo mais característico, esta versão marcou também a introdução do motor diesel 2.2L MZR-CD com potências entre os 125 e os 185cv conforme os mercados. A versão americana teve nesta geração uma grande diferença ao nível da traseira para as demais versões.

Mazda6 GH

Mazda6 GH modelo americano

Em 2010 a versão GH teve o seu restyle com algumas alterações no exterior e no interior com a susbtituição do volante. As motorizações ainda disponíveis no nosso país são o 1.8L e 2.0L a gasolina e o 2.2L diesel com 129, 163 ou 180cv.

Mazda6 GH facelift

Em agosto conhecemos a versão 2012 do Mazda6. Ficam mais algumas imagens.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Evolução do Mazda6/626 - parte 1

O Mazda6 que irá ser brevemente lançado em Portugal é descendente de uma já longa sucessão de veículos da Mazda que começou por se chamar 626 no estrangeiro e Capella no Japão.

Antes do primeiro 626 a Mazda teve no mesmo segmento o Capella 1600 surgido em 1970 com restyle em 1973. Deste Capella foi criada a versão com motor rotativo RX-2.

Mazda Capella 1600 de 1973

A primeira versão do Mazda 626 surge em 1978 (serie CB). Tinha versões de 2 ou 4 portas e todas vinham equipadas com motor 2.0L e tracção traseira.

Mazda 626 CB

Há precisamente 30 anos (setembro de 82) surge a geração GC. Esta mudança na designação da serie revela já uma grande mudança: a passagem do 626 a tracção dianteira. Para a Europa veio o 1.6L embora já houvesse disponível um motor 2.0 diesel não turbinado. Também não disponível na Europa houve uma versão 2.0 Turbo designada GT.

Mazda 626 GC

A versão GD surge em 1987 com carroçarias de 2, 4, 5 portas e pela primeira vez uma carrinha (que vai ter ao longo do tempo a designação GV). A versão de 2 portas começou a ser designada nos EUA de MX-6 e corresponde à sua primeira geração. Há portanto dois modelos iguais com nomes diferentes conforme tenham sido produzidos no Japão ou América. Foi também nesta geração que surgiu o 4 Wheel Steering ou seja as quatro rodas direccionais.

Mazda 626 GD

Em 1993 é lançada a versão do 626 com a plataforma GE. Excepcionalmente o 626 GE não corresponde ao Capella mas sim ao Mazda Cronos Japonês. Isto porque no Japão existiram os dois (Capella e Cronos) em simultâneo tendo o Capella usado uma nova plataforma (plataforma CG). Esta nova plataforma também foi aplicada ao Mazda Lantis/323F (plataforma CB) e ao Xedos6/Eunos500 (plataforma CA). No entanto para o estrangeiro o 626 continuou a evolução da plataforma G com versões de 4 e 5 portas. Na Europa o motor era um 1800cc mas existiram versões bem mais potentes com motor 2.0L e 2.5L V6.

Mazda 626 GE

Em 1997 nasce a ultima geração do 626 voltando a ser utilizada apenas uma plataforma, a GF. Disponível em 4 e 5 portas começou a ser possível adquirir uma motorização 2.0L diesel na Europa. A versão carrinha passou da versão GV para a GW e nalguns casos permitia uma terceira fila de bancos na bagageira.

Mazda 626 GF

Mazda 626 GF versão americana

Em 1999 dá-se um restyle à versão GF mais notado ao nível da grelha frontal aproximando-a do Mazda6 que lhe vai suceder. Uma ultima referência ao concept 626 MPS apresentado em Genebra no Salão do ano 2000 equipado com motor V6 2.5L e 280cv.

Mazda 626 de 1999

Mazda 626 MPS

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Referências Mazda em artigos americanos

Alguns modelos Mazda têm estado em destaque em sites internacionais. Ficam alguns exemplos.

Mazda3 vence comparativo americano de modelos sedan
Num comparativo da Automobile o Mazda3 versão 4 portas ficou em primeiro lugar contra outros 4 modelos à venda nos EUA. O site refere que apesar de ser o mais antigo, o Mazda3 destaca-se pelo conforto e pela dificuldade em encontrar pontos negativos num automóvel tão equilibrado.

Ver mais em: http://www.automobilemag.com/reviews/driven/1208_2012_2013_compact_sedan_comparison/




Destaque para a eficiência energética do CX-5
O New York Times considera o CX-5 um modelo muito importante para a marca principalmente no mercado norte-americano onde a Mazda já tem alguma tradição em SUV's. Apesar dos esforços na economia de combustível prevaleceu o prazer de condução quando comparado com outros do mesmo segmento.

Ver mais em: http://www.nytimes.com/2012/09/23/automobiles/autoreviews/laudable-fuel-efficiency-even-without-electricity.html



MX-5 nos 10 melhores carros abaixo dos $30.000
O site Autobytel escolheu o Mazda MX-5 para o grupo de 10 melhores carros abaixo dos 30.000 dólares. O motivo é o habitual: a experiência mais autêntica de condução

Ver mais em: http://www.autobytel.com/car-buying-guides/features/10-best-new-cars-under-30-000-113205/