Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A marca Autozam

A segunda marca que iremos ver é a Autozam, especializada em carros de menores dimensões. No Japão existe inclusive a designação Keicar para um tipo de carros estreitos ideais para pequenas ruas citadinas. A Autozam pretendia oferecer uma gama de veículos deste género sendo que alguns deles eram novamente veículos Mazda com outro emblema e outros eram Suzukis ao abrigo de uma parceria que ainda existe nos dias de hoje.


Alguns dos modelos começam o seu nome por AZ como abreviatura de Autozam sendo o AZ-1 o mais icónico dos modelos desta marca (ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2012/10/comemoracao-dos-20-anos-do-mazda-az-1.html). Hoje em dia apenas um modelo Mazda é vendido no Japão com o nome começado por AZ - o AZ-Offroad - mas não há muitos anos havia outro - o AZ-Wagon.
De qualquer das formas, e já sem nenhuma referência à marca Autozam, a Mazda continua a vender keicars baseados em modelos Suzuki como são os casos do Carol, Flair, Flairwagon e Scrum. De seguida veja os veículos da marca Autozam.

Autozam Carol (versão do Suzuki Alto)

Autozam Revue (versão do Mazda 121 que se vendeu em Portugal)

Autozam Scrum (versão do Suzuki Carry)


Autozam AZ-1 (veículo próprio Autozam)

Autozam AZ-3 (versão do Mazda MX-3 que se vendeu em Portugal)

Autozam Clef (veículo próprio Autozam)

Mazda AZ-Wagon (versão do Suzuki Wagon R)

Mazda AZ-Offroad (versão do Suzuki Jimny ainda à venda)

Muitos dos modelos referidos existiram durante várias gerações e na publicidade abaixo vemos alguns deles anos mais tarde.


Apesar dos concessionários Autozam ainda existirem, actualmente só são vendidos neles veículos Mazda.


Mais uma vez sendo também a Autozam uma rede de concessionários, eram vendidos nela veículos de outras marcas, neste caso veículos do grupo Fiat. A Mazda representou Fiat, Lancia e Autobianchi mas nunca a Alfa Romeo até muito recentemente se ter instituido a Fiat Chrysler Japan. Abaixo um catálogo da gama Lancia no Japão onde se vê o logotipo Autozam (canto inferior esquerdo).


Continue a acompanhar-nos para conhecer mais marcas da Mazda e reveja a reportagem passada sobre a Eunos (http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/04/a-marca-eunos.html) e a contextualização feita (http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/04/as-marcas-da-mazda.html).

Sem comentários:

Enviar um comentário