Translate

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Conectividade no Mazda3

Uma das características onde a Mazda mais evoluiu com o recente Mazda3 foi no domínio da conectividade e do entretenimento. Longe vão os tempos em que um carro tinha pouco mais que um rádio numa gaveta própria. Hoje em dia os sistemas estão todos integrados com o habitáculo sendo até muito difícil substituí-los por um sistema after-market. No caso da Mazda o novo sistema chama-se MZD Connect.


No interior do Mazda3 o ecrã de 7 polegadas salta imediatamente à vista. É possível comandá-lo por toque, por voz ou através de um comando "ergonomicamente" localizado na consola central e denominado HMI (Human Machine Interface).
Com base em estudos que afirmam que apenas conseguimos captar rapidamente 5 coisas num ecrã, é este o número de elementos que podem ser acedidos a partir do menu principal do MZD Connect. São eles:
  • Audio
  • Navegação
  • Comunicação
  • Aplicações
  • Definições
Muitas das aplicações estão relacionadas com o sistema Aha. Este sistema permite aceder em tempo real (via web) a diversos conteúdos entre os quais programas de radio, podcasts, audiobooks, notícias, actualizações de Facebook e Twitter e outros feeds. Tudo isto informações ouvidas e às quais se pode responder também por voz.

No fundo o utilizador só necessita de um smartphone com acesso à internet e que tenha instalada a app grátis Aha e o que o carro faz é transportar todas as funcionalidades do telemóvel para o carro (através de bluetooth ou USB) permitindo controlá-las a partir dos comandos existentes e libertando as mãos para a condução.

Também há funcionalidades próprias do carro como é o caso da aplicação para monitorização dos consumos e condução eficiente ou a possibilidade de escrita e leitura de mensagens SMS. E mais funcionalidades poderão ser adicionadas uma vez que a Mazda fala num sistema actualizável a pensar no futuro. Mas calma, a ranhura para inserir CD's também ainda lá está ao contrário do que outras marcas estão a fazer.


Um dos objectivos desta evolução nos modelos Mazda está relacionado com a grande aposta da marca em usar a tecnologia ao serviço da segurança no seguimento do que já foi lançado com o i-Activsense. O Mazda3 para além de facilitar o acesso ao entretenimento como vimos acima também vem equipado nalgumas versões com heads-up display promovendo uma máxima concentração na estrada.

Trata-se do primeiro ecrã heads-up no segmento ao qual a Mazda chama Active Driving Display. Este pequeno ecrã acrílico mostra a velocidade do veículo e outras informações/alertas. Se o modelo estiver equipado com GPS apresenta ainda direcções curva a curva ou seja qual a próxima acção a tomar segundo o sistema de navegação.


Para mostrar estas inovações a Mazda está presente até amanhã em Tóquio com um stand na exposição CEATEC JAPAN 2013 - Cutting-Edge IT & Electronics Comprehensive Exhibition.




Sem comentários:

Enviar um comentário