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terça-feira, 30 de abril de 2013

Mazda no salão automóvel de Shangai

A edição 2013 do Shangai Motor Show realizou-se entre o dia 21 e o dia de ontem, 29 de Abril. No stand da Mazda nada de assinalável mas o presidente Takashi Yamanouchi esteve presente e no seu discurso transmitiu a estratégia da Mazda para o mercado chinês.


A aposta passará também ali pela tecnologia SKYACTIV sendo o recente Mazda6 o melhor exemplo, a comercializar na China já a partir de Junho. Apesar do actual Mazda6 ser exportado do Japão outros planos há para que a fábrica de Changan (ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2012/12/mais-um-passo-na-separacao-entre-mazda.html) produza o CX-5 e uma versão do Mazda6 que não conseguimos especificar qual. Também a FAW Car Company continuará a produzir veículos Mazda para o mercado interno chinês (ver mais em: http://www.fawcar.com.cn/).


segunda-feira, 29 de abril de 2013

A marca Ẽfini

Depois da Eunos orientada ao luxo e da Autozam dedicada aos keicars, a Ẽfini será a terceira marca que iremos explorar e que tinha como objectivo o mercado dos desportivos.


O nome da marca pronuncia-se "Infini" e não deve ser confundido com as versões "Infini" do RX-7 FC (2ª geração) que usavam nessas versões especiais um 8 deitado como símbolo de infinito. A marca Ẽfini surge mais tarde e com um símbolo um pouco mais estilizado. Para designação dos modelos, a Mazda abandonou nomes como Luce ou Cosmo para usar uma combinação de letras e números tendo resultado em que muitos dos modelos Ẽfini fossem designados por MS, abreviatura de Mega Spirit.

Na altura já existia Mazdaspeed enquanto preparadora oficial da Mazda para veículos e acessórios desportivos mas a Ẽfini pretendia disponibilizar modelos seleccionados que exteriormente não utilizassem os apêndices aerodinâmicos associados a um carro desportivo. Nesse aspecto o carro mais extravagante da gama terá sido certamente o RX-7 FD na altura vendido como Ẽfini e como Mazda. Segue-se uma lista de todos os veículos Ẽfini.

Ẽfini MPV (versão do Mazda MPV)

Ẽfini MS-6 (versão do Mazda Cronos no Japão e conhecido em Portugal como 626)

Ẽfini MS-8 (veículo próprio Ẽfini)

Ẽfini MS-9 (versão do Mazda Sentia ou Mazda 929)

Ẽfini RX-7 (versão do Mazda RX-7)

Mais uma vez a Ẽfini foi uma rede de concessionários que continuou a operar como concessionário oficial Mazda mesmo depois do fim da marca.


Para promover o seu carácter mais desportivo, um Mazda 787B chegou a participar em competições com publicidade Ẽfini em 1991 na Sportscar World Championship Autopolis, no Japão (na foto uma reprodução à escala). No entanto nas mais conhecidas 24 horas de Le Mans foram outras as cores utilizadas uma vez que não interessava divulgar a marca Ẽfini na Europa.


Reveja as reportagens passadas sobre a Autozam (http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/04/a-marca-autozam.html), a Eunos (http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/04/a-marca-eunos.html) e a contextualização deste trabalho que continua na próxima semana (http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/04/as-marcas-da-mazda.html).

terça-feira, 23 de abril de 2013

Mazda6 vence a primeira corrida do Grand-Am

O Mazda6 equipado com motor Skyactiv-D venceu no Domingo a sua primeira prova do Grand-Am. O feito foi conseguido em Road Atlanta na classe GX que é a classe onde correm os Mazdas6. Ao fim de 4 corridas desta competição o carro com número 00 sagra-se vencedor conduzido por Joel Miller e Andrew Carbonell. O carro com número 70 também chegou ao pódio na terceira posição.




Recorde as fotos do Mazda6 na primeira corrida em Daytona:  http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/01/mais-fotos-das-24h-de-daytona.html

A próxima corrida irá decorrer a 31 de Maio e 1 de Junho.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A marca Autozam

A segunda marca que iremos ver é a Autozam, especializada em carros de menores dimensões. No Japão existe inclusive a designação Keicar para um tipo de carros estreitos ideais para pequenas ruas citadinas. A Autozam pretendia oferecer uma gama de veículos deste género sendo que alguns deles eram novamente veículos Mazda com outro emblema e outros eram Suzukis ao abrigo de uma parceria que ainda existe nos dias de hoje.


Alguns dos modelos começam o seu nome por AZ como abreviatura de Autozam sendo o AZ-1 o mais icónico dos modelos desta marca (ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2012/10/comemoracao-dos-20-anos-do-mazda-az-1.html). Hoje em dia apenas um modelo Mazda é vendido no Japão com o nome começado por AZ - o AZ-Offroad - mas não há muitos anos havia outro - o AZ-Wagon.
De qualquer das formas, e já sem nenhuma referência à marca Autozam, a Mazda continua a vender keicars baseados em modelos Suzuki como são os casos do Carol, Flair, Flairwagon e Scrum. De seguida veja os veículos da marca Autozam.

Autozam Carol (versão do Suzuki Alto)

Autozam Revue (versão do Mazda 121 que se vendeu em Portugal)

Autozam Scrum (versão do Suzuki Carry)


Autozam AZ-1 (veículo próprio Autozam)

Autozam AZ-3 (versão do Mazda MX-3 que se vendeu em Portugal)

Autozam Clef (veículo próprio Autozam)

Mazda AZ-Wagon (versão do Suzuki Wagon R)

Mazda AZ-Offroad (versão do Suzuki Jimny ainda à venda)

Muitos dos modelos referidos existiram durante várias gerações e na publicidade abaixo vemos alguns deles anos mais tarde.


Apesar dos concessionários Autozam ainda existirem, actualmente só são vendidos neles veículos Mazda.


Mais uma vez sendo também a Autozam uma rede de concessionários, eram vendidos nela veículos de outras marcas, neste caso veículos do grupo Fiat. A Mazda representou Fiat, Lancia e Autobianchi mas nunca a Alfa Romeo até muito recentemente se ter instituido a Fiat Chrysler Japan. Abaixo um catálogo da gama Lancia no Japão onde se vê o logotipo Autozam (canto inferior esquerdo).


Continue a acompanhar-nos para conhecer mais marcas da Mazda e reveja a reportagem passada sobre a Eunos (http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/04/a-marca-eunos.html) e a contextualização feita (http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/04/as-marcas-da-mazda.html).

sexta-feira, 19 de abril de 2013

10º aniversário do lançamento do RX-8

Não há muitos dias, dávamos conta dos 35 anos do lançamento do RX-7. Em Abril de 2003 a Mazda lançava um sucessor, o RX-8. Finalmente uma resposta aos apreciadores do motor rotativo que viam o RX-7 há anos no mercado sem nenhuma nova versão.
No entanto o conceito do RX-8 foi em muitos aspectos diferente uma vez que se apresentou como um 2+2 lugares e 4 portas das quais as pequenas portas traseiras só podem ser abertas depois de abertas as da frente.

RX-8 versão pré-produção





Em termos de design foi amplamente reconhecido e uma lufada de ar fresco na imagem da Mazda. O motor também ganhava elogios graças a uma serie de desenvolvimentos que minimizaram alguns dos pontos negativos apontados aos anteriores Wankel como são por exemplo o consumo excessivo de óleo. O novo motor RENESIS venceu inclusive o prémio "2003 International Engine of the Year" e o prémio "RJC Technology of The Year".



O próprio RX-8 venceu em 2004 o "RJC Car of The Year". Um carro marcante na altura do seu lançamento e já lá vão 10 anos. Em 2009 houve um restyle ao modelo mas poucos anos mais tarde, já em 2012, a Mazda cancelou a sua produção e os desenvolvimentos num novo modelo com motor rotativo são desde então uma incógnita com noticias constantemente contraditórias sobre se voltará a haver um Mazda "RX" ou não.

RX-8 restyle 

RX-8 Spirit R versão especial de fim de produção

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A marca Eunos

A Eunos é a primeira das marcas criadas pela Mazda que iremos ver em detalhe conforme foi introduzido na semana passada (ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/04/as-marcas-da-mazda.html).


Na origem da palavra, algumas fontes apresentam o latim, outras o grego, para "eu" significando bom/alegria e "nos" como abreviatura da palavra inglesa "numbers". O logótipo é por vezes explicado como sendo o símbolo da Citroën ao contrário, e mais à frente já vai perceber porquê, mas na verdade é inspirado nas 12 camadas do quimono cerimonial, um traje tradicional japonês.

Criada no final dos anos 80, como as restantes marcas em análise, a Eunos pretendia oferecer uma serie de veículos com especificações topo de gama. Um pouco como a marca DS da Citroën actualmente. Poderíamos comparar com a Lexus ou a Acura mas estas foram criadas tendo como alvo o mercado norte-americano e para elas existe outra correspondência na Mazda que iremos ver mais à frente, a Amati. A Eunos destinava-se ao mercado japonês e alguns dos seus modelos foram vendidos exclusivamente com esta marca, outros eram adaptações requintadas de modelos que a Mazda já vendia. Abaixo fica uma lista dos veículos disponíveis nos concessionários Eunos, alguns deles com particularidades únicas.

Eunos 100 (versão do 323F BG ou Astina)

Eunos 300 (versão do Mazda Persona)

Eunos 500 (veículo próprio Eunos)

Eunos 800 (veículo próprio Eunos equipado com motor de ciclo Miller)

Eunos Presso ou Eunos 30X (conhecido por cá como MX-3 equipado com o V6 mais pequeno do mundo)

Eunos Cosmo (veículo próprio Eunos e também o primeiro carro do mundo com GPS)

Eunos Roadster (versão do Mazda MX-5)

Eunos Cargo (versão do Mazda Bongo)

Mazda Lantis (vendido na rede Eunos nas versões de 4 e 5 portas das quais apenas a de 5 portas foi vendida cá conhecida como 323F BA)

Mazda Bongo Friendee (vendido na rede Eunos)

Na Europa houve dois modelos Eunos que chegaram até nós. O Xedos6 (Eunos 500) chegou a ser vendido em Portugal e o Xedos9 apenas na sua última geração (evolução do Eunos 800).


A Eunos deixou de lançar modelos próprios em meados dos anos 90 mas um dos seus objectivos era a criação de um canal de vendas com produtos específicos para clientes específicos. Isto significa que a Eunos não eram apenas automóveis mas também uma rede de concessionários.


É neste contexto que surge a publicidade à Citroën. A Mazda possuía na altura a representação comercial da marca francesa no Japão. Nos concessionários Eunos foram vendidos uma serie de produtos Citroën:
- AX
- BX
- ZX
- XM
- Xantia
- Chanson (Saxo)
Fica por isso mais uma publicidade neste caso a outro modelo bem conhecido.


Project Eunos era uma campanha publicitária na qual foram atribuídos números aos modelos disponíveis nos stands. Veículos Mazda, Eunos e Citroën apareciam intercalados nessa acção de marketing. Atualmente não existem concessionários Eunos ao contrário do que aconteceu com outros dos canais que veremos em detalhe nos próximos artigos.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mazda na semana do design em Milão

A Mazda está representada esta semana em Milão com um pavilhão próprio dedicado à linguagem de estilo Kodo - a alma em movimento. O espaço da Mazda situa-se na Via Tortona 9 e tem a denominação de Mazda Con-Temporary Space (MACS). Aberto até domingo, a entrada é livre.


O único veículo exposto é o mais recente a utilizar o estilo Kodo, o novo Mazda6, que surge integrado numa instalação 3D de Giuliana Cunéaz. No entanto objectivo do espaço centra-se mais na reflexão conceptual que nos automóveis.





Estiveram presentes os 3 responsáveis pelos gabinetes de design na Mazda a nível mundial (na foto da esquerda para a direita):

Derek Jenkins, designer chefe no centro de design da MNAO (Mazda North American Operations) em Irvine nos EUA
Ikuo Maeda, responsável máximo do design da Mazda vindo do centro de desenvolvimento em Yokohama no Japão
Peter Birtwhistle, designer chefe no MRE (Mazda Research Europe) em Oberursel na Alemanha


Houve ainda lugar a novo lançamento. A cadeira Kodo.


Para terminar um video alusivo à criação do conceito Kodo.

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quinta-feira, 11 de abril de 2013

Recall do Mazda6 e RX-8 relativo ao airbag frontal

Várias agências noticiosas estão a dar conta do recall que 4 marcas japonesas irão levar a cabo para substituição de airbags a milhões de veículos em todo o mundo. Estas agências referem 3,4 milhões de veículos enquanto o fornecedor fala em 2 milhões.
O problema está relacionado com um defeito de fabrico dos airbags da marca Takata que podem absorver humidade e com isso, ao serem accionados, podem aquecer demasiado, destruir os mecanismos do airbag e como consequência não insuflarem normalmente.


Entre Toyota, Honda, Nissan e Mazda, esta última é a que terá menos veículos a recolher estando já anunciados no seu site quais os VIN's (números de identificação dos veículos), apenas dos veículos japoneses, que devem ser observados prevendo-se que sejam naquele país 5000 as unidades sujeitas a intervenção.


Em todo o mundo fala-se em cerca de 45.000 veículos dos modelos Mazda6 e Mazda RX-8 produzidos entre 2002 e 2003 e que portanto terão chegado ao nosso mercado em 2003-2004-2005. A Mazda Portugal deverá informar os proprietários dos veículos em causa como habitualmente. Poderá também contactar um concessionário oficial para se informar sobre a necessidade de substituir o airbag que, a acontecer, deverá ser feita de forma gratuita.