Translate

segunda-feira, 7 de abril de 2014

As origens da Mazda: antes dos automóveis - parte 2

Continuando a nossa retrospectiva sobre as origens da Mazda...

Paralelamente aos já referidos triciclos apresentamos alguns artigos que saíram da mesma fábrica então chamada Toyo Kogyo. Desde logo, este curioso secador de cereais foi confirmado pela Mazda como sendo um dos seus artigos mas infelizmente não sabemos o ano de produção nem outras informações sobre a sua origem.


Em 1935 começou a fabricação de martelos pneumáticos.

Ao lado da antiga ferramenta, também oficialmente divulgada pela Mazda, temos outras mais recentes da marca Toyo mas das quais não sabemos a sua proveniência. Não há na web nenhuma informação sobre o fabricante e se de alguma forma evoluíram dos originais produzidos pela Mazda.

Também em 1935 começou a construção de instrumentos de metrologia e precisão. Abaixo encontramos um estojo de pesos e medidas fabricado pela Mazda. Antes da marca Toyo Kogyo podemos ver o símbolo circular que seria utilizado pela marca noutros artigos.



Um desses artigos surge durante a 2ª guerra mundial. A Mazda produziu algumas das espingardas Type 99, também conhecidas por Arisaka, nome do general que as desenhou. Foram produzidas em várias fábricas japonesas para fornecimento do exército imperial. As que foram produzidas pela Mazda têm novamente o símbolo circular após o número de serie.



Em 1945 a guerra termina com a caída da bomba em Hiroshima a 6 de Agosto mas a sede da Mazda não sofreu grandes danos tendo por isso Matsuda Jujiro cedido as instalações à delegação em Hiroshima da cadeia de televisão NHK e à prefeitura de Hiroshima que funcionou ali até Julho de 1946.

A revitalização do Japão começou logo a seguir e também na Mazda foram tempos de grande desenvolvimento principalmente da sua área automóvel na qual se especializou. Os triciclos cada vez menos procurados deram lugar ao primeiro camião de 4 rodas, o Romper em Abril de 1958, mais tarde ao primeiro ligeiro de passageiros, o R360 em Maio de 1960 e finalmente ao primeiro automóvel de 4 lugares, o Carol em Fevereiro de 1962.

Matsuda Jujiro já não assiste a esta incursão pelo mundo automóvel pois no final de 1951 abdica do lugar de presidente passando-o ao seu afilhado Tsuneji Matsuda (na foto). Jujiro morre poucos meses depois a 27 de Março.

Com a chegada da Ford em 1979 a família Matsuda foi sendo afastada da Mazda e mantém hoje em dia apenas a gestão da equipa de basebol fundada em 1950, os Hiroshima Carp, actual Hiroshima Toyo Carp com a qual a Mazda mantém excelentes relações.

Deste modo ficam retratadas as origens da Mazda. O resto da história, relativa aos automóveis, tem se escrito aqui, assiduamente, no Mazda Notícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário