Translate

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Produção do Mazda3 atinge os 4 milhões de unidades

A Mazda anunciou esta semana que o seu modelo Mazda3 (Axela no Japão) alcançou o número dos 4 milhões de veículos produzidos em todo o mundo. Estamos claro a falar das 3 gerações do Mazda3 (Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/08/comparacao-de-geracoes-mazda3.html) que começou a ser produzido há 10 anos e 7 meses. A produção deste modelo realiza-se em Hofu (Japão), na fábrica Changan Mazda Automobile (China), na Auto Alliance (Tailândia) e na nova fábrica do México onde a produção começou em Janeiro deste ano.
Ao contrário das habituais celebrações feitas à saída da linha de montagem, desta vez a comemoração teve um cariz mais religioso e aconteceu no templo Hōfu Tenman-gū uma vez que este se encontra perto da fábrica da Mazda. Neste templo Xintoísta, religião originária do Japão, foi realizada uma cerimónia de agradecimento pelo sucesso obtido que incluiu uma bênção a um exemplar do Mazda3.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Mazda Hazumi dará origem ao Mazda2

Parece que o Mazda2 está à frente para ser apresentado em relação ao MX-5. Saiu recentemente a noticia (e uma imagem teaser) de que a Mazda irá expor em Genebra o protótipo Hazumi. A tradução para este termo será algo como brotar/desabrochar. Claramente estamos perante mais um modelo de estilo Kodo em escala reduzida e com um cariz bastante agressivo conforme se consegue ver no desenho que entretanto surgiu na net e no qual não se vê para já nada do cariz feminino que se afirmava que o novo modelo vinha a ter.


O salão de Genebra dura de 6 a 16 de Março portanto na próxima semana já teremos mais pormenores deste protótipo que deverá andar muito próximo da versão final. Não menos importante vai ser a apresentação do motor diesel Skyactiv-D de 1.5L. Este motor, do qual já falávamos em Junho do ano passado, será fulcral para as vendas da Mazda no nosso país.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Semana MX-5: versões especiais

Por ser um modelo tão importante para a Mazda, estão sempre a ser desenvolvidas versões dos originais MX-5 NA, NB e NC. Foto do MX-5 MiataFest realizado em 2010 em Irvine, EUA.


No Japão, a primeira geração teve versões como a V-Special, a S-Limited, a VR-Limited entre muitas outras e na Europa temos como exemplo as versões Dakar ou Gleneagles.


A segunda geração teve desde logo a Special Edition com os interiores em beje e aplicações de madeira. Versões já aqui referidas como a Mazdaspeed, a versão Turbo, e a edição 10 anos surgiram todas nesta geração NB. Em Portugal tivemos a versão Emotion e a Ocean por exemplo. Também foi sobre a segunda geração que surgiram as versões Coupe que foram de produção limitada e completamente fechadas.

MX-5 Coupe
MX-5 Coupe Type A
MX-5 Coupe Type E

Na terceira geração tivemos duas edições limitadas já aqui referidas, uma para assinalar a 3ª geração e outra para o 20º aniversário. Houve novas versões Mazdaspeed e NR-A (Já disponível no NB) que se trata de uma preparação dedicada para utilização em pista.

Todas estas versões especiais estiveram à venda pois se falássemos em protótipos teríamos mais alguns exemplos. São eles o caso do protótipo Mono-posto de 2000 e do MX-5 Superlight de 2009.


Terminamos esta semana dedicada ao MX-5 da melhor maneira com um vídeo de um MX-5 muito especial em acção. Trata-se de um MX-5 Super20 preparado para a SEMA de 2010. Entretanto já tivemos na SEMA o MX-5 Spyder em 2011 e o MX-5 Super25 em 2012 mas de nenhum deles temos uma reportagem tão boa como esta.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Semana MX-5: as publicidades

Fomos procurar algumas das campanhas publicitárias feitas ao MX-5 ao longo das sua várias gerações. Neste artigo encontra-se apenas uma selecção e pedimos desde já desculpa pela qualidade de algumas pois tratam-se de documentos pertencentes a outra "era".

Mazda MX-5 NA (1ª geração)

EUA Europa

Mazda MX-5 NB (2ª geração)

Japão
EUA
Europa

Desta geração fica também a publicidade ao modelo comemorativo dos 10 anos do MX-5

Mazda MX-5 NC (3ª geração)



Actualmente as publicidades tentam cativar também pela comédia como são os casos seguintes.


Para terminar o MX-5 é também utilizado em campanhas de outras marcas. Aqui fica o caso da Michelin que escolheu o Roadster da Mazda para seu modelo fotográfico.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Semana MX-5: prazer de condução

O Mazda MX-5 pode não ser o mais bonito, pode não ser o mais rápido, pode não ser o mais equipado no entanto num aspecto muitos criticos e jornalistas parecem estar de acordo: é o mais divertido de conduzir.


Nos vídeos seguintes estão alguns exemplos da facilidade de condução deste roadster. O primeiro sobre drifting mostra como fazer um curva sem sequer se usar o travão.



Por diversas vezes o Mazda MX-5 esteve presente em programas de televisão dedicados aos automóveis. Dois dos mais conhecidos na Europa são o Top Gear e o 5th Gear dos quais deixamos duas reportagens.


Também são interessantes as batalhas feitas em pistas no Japão com a participação de diversos modelos. Deixamos aqui apenas um exemplo. Muitos outros vídeos há no YouTube sobre o MX-5, basta ter tempo e as pesquisas devolvem imensos bons vídeos.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Semana MX-5: história da criação

Iniciamos aqui uma semana dedicada aquele que é o mais icónico Mazda de todos: o MX-5. O desportivo mais vendido do mundo, celebra 25 anos e esta semana vamos publicar todos os artigos dedicado a este modelo.

Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2014/02/25-aniversario-do-mazda-mx-5.html

Para começar temos um vídeo do conhecido apresentador americano Jay Leno que no seu canal do YouTube adicionou uma reportagem dedicado aos 25 anos do Miata com dois convidados de luxo.



Este vídeo aborda vários pontos da criação do MX-5 pela boca da pessoa por trás da ideia original, Bob Hall. Este antigo trabalhador da Mazda, na altura ainda nem trabalhava para a marca quando apresentou a ideia pela primeira vez ao responsável de então pela investigação e desenvolvimento da Mazda, Kenichi Yamamoto.

Este foi o desenho que ele fez 2 anos antes de ser contratado pela Mazda e ao qual alguém da marca terá tirado uma fotografia.


Também é referido por Bob Hall que mais tarde se realizou um concurso com as participações dos estúdios de Hiroshima, de Tóquio e da Califórnia para desenvolverem o conceito quando a Mazda ainda considerava que podia não ser um produto rentável.

Aqui estão os 3 projectos apresentados, por ordem, Hiroshima, Tóquio e Califórnia.


O projecto da Califórnia foi o que obteve maior consenso e o seu desenvolvimento começou no Japão. Só mais tarde voltaram aos EUA os primeiros protótipos sob a designação P729. A seguir encontra-se uma versão de pré-produção.


Terminamos com uma frase do antigo presidente da Mazda, Kenichi Yamamoto, que disse a Tom Hall e que lhe terá ficado marcada: Bob-san, o MX-5 é o teu momento "ikigai". O momento "ikigai" é na cultura japonesa o momento da vida de uma pessoa que valida a sua existência, ou seja, que faz a sua vida ter um significado pelo legado que deixa. Uma frase acertada concordarão todos os fãs da Mazda e em especial do MX-5.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Mazda domina carro do ano no Canadá

O Mazda6 foi o grande vencedor do prémio carro do ano no Canada atribuído pela AJAC (Automobile Journalists Association of Canada). Dos muitos prémios que o Mazda6 foi coleccionando, este é idêntico ao que recebeu em Novembro pela RJC, entidade análoga japonesa.


Para além da vitória como carro do ano genericamente, o Mazda6 ainda venceu a categoria familiar acima de $30.000. Também o Mazda3 não deu hipótese nas duas categorias dos pequenos carros. Foi o vencedor quer abaixo quer acima dos $21.000.



Recall ao Mazda3 no Japão

Foram emitidos dia 23 de Janeiro 2 recalls relativamente ao recém lançado Mazda3.

  • O primeiro é aplicável genericamente a todos os veículos e tem a ver com o sistema de conectividade (sistema de áudio, navegação, etc.) que pode parar de repente. A solução será uma reprogramação desta unidade.
  • O segundo recall é apenas para os modelos híbridos e está relacionado com o controlador da bomba de combustível que em alguns casos faz acender a luz de aviso de problemas no motor e uma mensagem aconselha o condutor a parar o carro. Ao tentar ligá-lo de novo tudo estará a funcionar normalmente mas de igual forma uma reprogramação será realizada para evitar este problema.


Entretanto aproveitamos para anunciar a chegada à Europa, nomeadamente à Alemanha, do Mazda3 Sedan. A Mazda Alemanha leva a cabo uma festa de lançamento da versão de 4 portas este fim de semana mas para Portugal continua muito indefinida qual a totalidade de versões que irão estar disponíveis no nosso país e para quando.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

25º aniversário do Mazda MX-5

A 9 de Fevereiro de 1989 era apresentado no salão de Chicago um modelo que mudou para sempre a história da Mazda, o MX-5. Nos EUA recebeu a designação Miata enquanto no Japão foi lançado sob a marca Eunos resultando no Eunos Roadster. Desde aí a marca Mazda é imediatamente associada a este pequeno descapotável de 2 lugares mesmo por aqueles que pouco a conhecem.


O MX-5 conta com 3 gerações embora cada uma delas tenha tido diversos restyles e upgrades. Este 25º aniversário vem mesmo a tempo de ser apresentada em breve a 4ª geração sobre a qual já temos vindo a divulgar alguma informação. Recuando agora alguns anos, assinalamos marcos importantes deste modelo:

  • Em 1989 o MX-5 é apresentado e logo foi distinguido pelo prazer de condução que o motor de 1.6L conseguia proporcionar associado a um chassis ágil de muito baixo peso. Em 1993 já tinha conhecido diversas versões especiais mas a ainda primeira geração (NA) recebe um reforço com a utilização de um motor de 1.8L.



  • Em 1998 surge a segunda geração já com as duas opções de motor e com a maior diferença exterior a verificar-se na frente pelo abandono dos faróis escamoteáveis. Logo no ano a seguir em 99 é lançada a edição do 10º aniversário. Edição numerada em cor azul e com jantes cromadas.



  • Em 2000 é feito um restyle e em 2001 esse restyle é alvo de uma versão Mazdaspeed. Mais tarde em 2004 chega a versão Turbo (nas fotos).



  • Em 2005 é lançada a terceira geração do MX-5 com o qual chegou o motor de 2.0L e que surgiu logo com uma edição especial dedicada precisamente a essa 3ª geração.



  • Em 2006 o MX-5 recebe pela primeira vez a opção de capota rígida criticada pelos mais puristas.



  • Em 2008 assistimos a um restyle da 3ª geração e em 2009 assistimos de novo ao lançamento de uma edição comemorativa desta vez pelo 20º aniversário (foto da direita).



  • Em 2012 tivemos mais um restyle que estará à venda até ao lançamento da aguardada nova geração.


No final do ano passado as vendas do MX-5 ultrapassaram as 920.000 unidades caminhando o modelo a passos largos para atingir a marca do milhão. Por várias ocasiões foi destacado no Guinness, livro dos recordes, quer enquanto desportivo de 2 lugares mais vendido do mundo quer pelo recente maior cortejo de Mazdas (Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2013/06/mazda-mx-5-em-mais-um-recorde-do-guiness.html).


Para celebrar este 25º aniversário a Mazda disponibilizou um website dedicado à semelhança do que fez em 2009 para os 20 anos do MX-5.

Ver mais em: http://www.mazda.com/mazdaspirit/craftmanship/mx-5/mx-5_25th/

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Resultados da produção em 2013

Os dados da Mazda Japão relativos a produção e vendas no ano passado foram recentemente divulgados. Tínhamos deixado esta informação pendente no artigo em que já analisámos as vendas nacionais.

Ver mais em: http://mazdanoticias.blogspot.pt/2014/01/resultados-de-vendas-em-2013.html

Relativamente à produção, a Mazda apresenta um crescimento de +14,3% no mercado doméstico a contrastar com a quebra de -13,4% da produção fora do Japão. Isto significa que os veículos Mazda estavam cada vez mais a ser produzidos no Japão, cenário que certamente irá mudar quando daqui a um ano analisarmos estes valores com o impacto da fábrica Mexicana.

Foram produzidos em todo o mundo 1.264.173 Mazdas durante o ano passado. Os veículos mais produzidos foram quase em igualdade o CX-5 e o Mazda3 com cerca de 300 mil unidades de cada modelo. O Mazda6 foi o modelo que se seguiu com pouco mais de 250 mil.

Divisão Jan - Dez 2013
Unidades Variação (%)
PRODUÇÃO
DOMÉSTICA
Ligeiros de Passageiros 950,834 +14.5
Veículos Comerciais 15,794 +3.5
Total 966,628 +14.3
PRODUÇÃO NO
ESTRANGEIRO
Ligeiros de Passageiros 224,609 -16.0
Veículos Comerciais 72,936 -4.5
Total 297,545 -13.4
PRODUÇÃO
GLOBAL
Ligeiros de Passageiros 1,175,443 +7.1
Veículos Comerciais 88,730 -3.2
Total 1,264,173 +6.3


Em termos de vendas, estas aumentaram no Japão em 4,5%, fruto dos 228.256 veículos vendidos. Venderam-se só no seu país de origem mais 36.649 Mazdas que em toda a Europa! e mesmo assim há a destacar que as vendas na Europa subiram 20%. Nos EUA já tínhamos apresentado o número de carros vendidos mas em conjunto com o Canadá esse número passa a 355 mil unidades sendo esse o destino de exportação com mais saída para a Mazda. A seguir encontra-se então a Europa com 191.607 e depois a Oceânia que por pouco não chega aos 100 veículos.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Publicidades recentes Mazda

Hoje deixamos as mais recentes publicidades Mazda. Dos EUA temos o anuncio ao Mazda CX-5 e Mazda3 com base nas histórias de Tom Sims e Bruce Lee respectivamente. No Japão mantém-se a campanha Be a Driver desta vez com destaque para os 3 tipos de motorização disponível no Mazda3.