Translate

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Morre Kenichi Yamamoto

Kenichi Yamamoto era uma das principais figuras da Mazda e da industria automóvel japonesa por ter estado envolvido em momentos marcantes da marca. Morreu no final de 2017 (a 20 de dezembro) com 95 anos e vamos aqui fazer uma retrospectiva do seu percurso.

Formou-se em engenharia na Tokyo Imperial University em 1944 e regressou à sua terra natal no final da II Grande Guerra para encontrar Hiroshima quase totalmente destruída. A Mazda, então Toyo Kogyo, foi das poucas empresas que resistiu tendo contratado Kenichi para trabalhar nas pequenas motas de 3 rodas que ajudaram na reconstrução do país.

Foi mais tarde promovido a responsável pela equipa de desenvolvimento do motor rotativo pelo presidente Tsuneji Matsuda, encantando com este novo tipo de motor.


< Kenichi enquanto responsável pelo departamento de desenvolvimento do RE (Rotary Engine)

A sua equipa era conhecida como os 47 Ronin, numa alusão à mais importante narrativa do Japão referente aos samurais e ao seu código de conduta.

Fruto desta equipa nasce o Mazda Cosmo Sport ou 110S daí a referência a Kenichi Yamamoto como o pai do motor rotativo Mazda. Este modelo é ainda mais importante se considerarmos que se tratou da afirmação da Mazda enquanto marca automóvel internacional.


< Kenichi junto a um Mazda Cosmo Sport em dezembro de 2016

Nos anos 70 ocupa lugar de responsável máximo de investigação e desenvolvimento e em 1985 ocupa o lugar de presidente da marca. Foi sob a sua liderança que o motor rotativo conheceu a vitória histórica das 24 horas de Le Mans em 1991.

Em 1992 retirou-se mantendo o papel de consultor para a marca, tal importância tem o seu legado. Kenichi personificava o lema "never stop challenging" que ainda hoje define a Mazda. A sua morte surge numa altura em que fontes internas anónimas dizem que o motor rotativo para o novo RX está pronto e que será "tão desportivo quanto um GT-R".

Sem comentários:

Enviar um comentário